quarta-feira, 20 de julho de 2016

XIII GINCANA DE LEITURA




 XIII GINCANA DE LEITURA
ANO: 2016
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA
PROFESSORES ENVOLVIDOS:
1- Os docentes da 3ª série do curso Técnico Comércio e do 4º Comércio, Secretariado, Manutenção, Computação Gráfica e Administração.
2- Os docentes de outras séries e cursos do CEEP.

Turno: Matutino
DURAÇÃO: 2 semanas : (de 4 a 13 de julho de 2016).

 A proposta didática Gincana de Leitura tem como objetivo principal aprimorar as competências básicas de ler e escrever na educação profissional. Por ser um projeto que prioriza desenvolver a leitura, a análise, a interpretação e a produção textual de variados gêneros, de maneira prazerosa, crítica e satisfatória, envolvendo os alunos no aprendizado de conteúdos específicos de sua série de estudo - conta com a participação de docentes de outras áreas, discentes de outros cursos e séries, direção, funcionários, pais e comunidade local. Além disso, objetiva-se desenvolver nos alunos participantes práticas/posturas/ações que levem em consideração a atuação eficaz no mercado de trabalho, tais como: o trabalho em equipe e a administração de tarefas e de conflitos; a ambiência e o clima organizacional; responsabilidade; comprometimento; estímulo à iniciativa e à criatividade; a organização, o planejamento e o desenvolvimento das atividades logísticas; bem como a organização de eventos e seus protocolos: planejamento, escolha de local, roteiros, convidados, organização de mesas, materiais, entre outros. Seguem alguns dados da proposta, inclusive o cronograma de tarefas e os nomes dos livros escolhidos pelos discentes e suas principais temáticas, a fim de que os colegas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, bem como os de Ciências Humanas, Exatas e Componentes Curriculares específicos possam participar do processo, com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, se assim desejarem.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS:
·          Ler diversos tipos e gêneros textuais;
·          Utilizar procedimentos de análise/produção textual e a dinâmica da interlocução, intertextualidade e interdiscursividade;
·          Interpretar os temas abordados, aplicando conceitos das várias áreas de conhecimento para explicá-los, defendê-los e/ou contradizê-los;
·          Posicionar-se a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações de leitura – em especial obras da literatura brasileira e/ou estrangeira;
·          Redigir diversos textos a partir do agenciamento de recursos estabelecidos pelas condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor);
·          Vivenciar diferentes mídias para a produção das tarefas, de modo a usá-las adequadamente;
·          Criar um vídeo a partir dos textos lidos, de maneira criativa, original e persuasiva, a fim de divulgar as histórias lidas;
·          Desenvolver a capacidade de pensar, planejar, sistematizar, criar, agir e interagir em grupo;
·          Desenvolver a capacidade de expor pensamentos e articulá-los, de maneira crítica e autoconfiante, com base nas temáticas dos livros lidos e nos conteúdos estudados durante o curso.






































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário