XIII GINCANA DE LEITURA
ANO:
2016
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA
RESPONSÁVEL: DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA
PROFESSORES
ENVOLVIDOS:
1- Os docentes da 3ª série do curso
Técnico Comércio e do 4º Comércio, Secretariado, Manutenção, Computação Gráfica
e Administração.
2-
Os docentes de
outras séries e cursos do CEEP.
Turno:
Matutino
DURAÇÃO: 2
semanas : (de 4 a 13 de julho de 2016).
A proposta didática Gincana de Leitura tem
como objetivo principal aprimorar as competências básicas de ler e escrever na
educação profissional. Por ser um projeto que prioriza desenvolver a leitura, a
análise, a interpretação e a produção textual de variados gêneros, de maneira
prazerosa, crítica e satisfatória, envolvendo os alunos no aprendizado de
conteúdos específicos de sua série de estudo - conta com a participação de
docentes de outras áreas, discentes de outros cursos e séries, direção,
funcionários, pais e comunidade local. Além disso, objetiva-se desenvolver nos
alunos participantes práticas/posturas/ações que levem em consideração a
atuação eficaz no mercado de trabalho, tais como: o trabalho em equipe e a
administração de tarefas e de conflitos; a ambiência e o clima organizacional;
responsabilidade; comprometimento; estímulo à iniciativa e à criatividade; a
organização, o planejamento e o desenvolvimento das atividades logísticas; bem
como a organização de eventos e seus protocolos: planejamento, escolha de
local, roteiros, convidados, organização de mesas, materiais, entre outros.
Seguem alguns dados da proposta, inclusive o cronograma de tarefas e os nomes
dos livros escolhidos pelos discentes e suas principais temáticas, a fim de que
os colegas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, bem como os de
Ciências Humanas, Exatas e Componentes Curriculares específicos possam
participar do processo, com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, se
assim desejarem.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES ESPERADAS:
·
Ler diversos tipos e gêneros textuais;
·
Utilizar procedimentos de análise/produção
textual e a dinâmica da interlocução, intertextualidade e interdiscursividade;
·
Interpretar os temas abordados, aplicando
conceitos das várias áreas de conhecimento para explicá-los, defendê-los e/ou
contradizê-los;
·
Posicionar-se a respeito dos textos lidos,
fornecendo indicações de leitura – em especial obras da literatura brasileira
e/ou estrangeira;
·
Redigir diversos textos a partir do
agenciamento de recursos estabelecidos pelas condições de produção (finalidade,
gênero e interlocutor);
·
Vivenciar diferentes mídias para a produção
das tarefas, de modo a usá-las adequadamente;
·
Criar um vídeo a partir dos textos lidos, de
maneira criativa, original e persuasiva, a fim de divulgar as histórias lidas;
·
Desenvolver a capacidade de pensar, planejar,
sistematizar, criar, agir e interagir em grupo;
·
Desenvolver a capacidade de expor pensamentos
e articulá-los, de maneira crítica e autoconfiante, com base nas temáticas dos
livros lidos e nos conteúdos estudados durante o curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário