sexta-feira, 3 de junho de 2016

TINA RODRIGUES-Computação Gráfica




Tema: Textos Multissemióticos e Multimodais:  uma proposta na Educação Profissional de Jacobina

Professora: Maria Cristina Rodrigues Oliveira
Esse projeto surgiu no afã de desenvolver práticas significativas de leitura e escrita de textos multissemióticos e multimodais, sobretudo voltado aos Gêneros Publicitários: A Campanha Comunitária e o Cartaz, a fim de (res) significar as aulas de Língua Portuguesa, no Curso Técnico em Computação Gráfica na Educação Profissional Integrada, no CEEP- Professora Felicidade de Jesus Magalhães.
Através das práticas de linguagens que se dão no ambiente escolar os alunos asseguram o direito à formação de sujeitos leitores e produtores de textos que transitam com confiança pelas formas de registro dos diversos componentes curriculares,
É indiscutível que os leitores não se formam com leituras escolares de materiais escritos elaborados expressamente para a escola com a finalidade de cumprir as exigências de um programa. Os leitores se formam com a leitura de diferentes obras que contém uma diversidade de textos que servem, como ocorre nos contextos extraescolares, para uma multiplicidade de propósitos informar, entreter, argumentar, persuadir, organizar atividades (KAUFMAN e RODRIGUES, 1995, p.45).
Nota-se que as práticas de leitura desenvolvidas no ambiente escolar são ainda associadas a um exercício insignificante, sem gosto, sem prazer, enfadonha, convertida em momentos de “obrigação” para fazer uma prova, ou qualquer outra atividade avaliativa. Essa tarefa deve ser realizada não como fim, mas como meio para uma compreensão mais aprofundada dos modos de se expressar e de participar no mundo, levando-se em conta cada contexto de atuação: ler-se por prazer, entretenimento, curiosidade, informação, necessidade, etc.
Dessa forma, as práticas de produção de texto não devem partir-se e se converter em “nada”, ou seja, não deve permitir que os textos dos alunos se esgotem na sala de aula e que o destinatário seja somente o professor para fazer as correções e atribuir uma nota.
Essas práticas devem ter acima de tudo, a intenção de desenvolver a autoria para que os alunos possam sentir-se sujeitos dos discursos que se faz por meio de textos em certos gêneros, relacionados com o que se passa no ambiente social onde os alunos vivem, textos nos quais têm uma função determinada e diversos gêneros: dos mais corriqueiros aos menos frequentes; de elementos mais simples aos mais complexos; da variação na complexidade com que as experiências são vividas pelos sujeitos. Corroborando as ideias de Rojo:
As mídias digitais facilitam a modificação e recombinação de conteúdos oriundos de quaisquer mídias, porque os processos de digitalização reduzem qualquer conteúdo informativo, originado de qualquer mídia codificado em qualquer linguagem, a um código numérico/ binário comum, o qual pode ser manipulado de forma automatizada. (ROJO, 2013 p.21).
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Partindo dessa realidade, nos questionamos o que significa trabalhar a leitura e escrita no contexto digital no qual os alunos estão inseridos? Os estudos sobre letramentos na contemporaneidade têm se voltado para essa demanda, em especial Rojo (2013, p. 19) em seu livro – Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICS, ela discorre sobre esse assunto por diversas razões, dentre elas a multissemiose, e a multimodalidade presentes nos textos contemporâneos, as quais envolvem um conjunto de signos e diversas linguagens( imagem estática e em movimento, som, fala),  várias mídias, e suportes de circulação de textos e gêneros em diferentes esferas sociais; além disso, incluem  as mudanças significativas ocasionadas pelos meios de comunicação e a circulação de informação nos meios analógicos e digitais. A autora supracitada enfatiza que “ é a emergência histórica recente de novas mídias e de novas tecnologias que permitem novos usos concomitantes de linguagens ou semiose diversas” (ROJO, 2013, p.29).
Esses recursos trazem para o ato da leitura e escrita, inovações e desafios.  Para ler e escrever, é preciso relacionar com um conjunto de signos e símbolos, cores, imagens, música, o design etc., que as telas dispõem. Assim, os meios eletrônicos permitem ao leitor e escritor uma interação que dão lugar a novos escritos e novas leituras simultaneamente.

Gênero – Cartaz
1-    Tema: Sustentabilidade



Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos

2-     Tema:  Gravidez Indesejada
















 Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos


 3-     Tema: Drogas

Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos

4-    Tema: Inclusão




Gênero: Campanha
Texto 01- Tema: Doação de Livro 


Fonte: Textos Produzidos pelos alunos


Texto 02 – Tema: Cidadania – Consciência Política


Fonte: Textos Produzidos pelos alunos
Fonte: Textos Produzidos pelos alunos


Texto 03 -  Tema– Vacina contra a Dengue


 Fonte: textos produzidos pelos alunos
Texto 04  Tema: Trabalho Infantil

Fonte: Textos Produzidos pelos alunos









Referências
·         KAUFMAN, Ana Maria, RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artmed,1995.
·         ROJO, Roxane (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2013.

Um comentário:

  1. Prática de produção textual em gêneros publicitários desenvolvida com os alunos da turma de 2º Computação Gráfica. Profª Maria Cristina

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