Tema: Textos Multissemióticos e Multimodais: uma proposta na Educação Profissional de
Jacobina
Professora: Maria Cristina
Rodrigues Oliveira
Esse projeto surgiu no afã
de desenvolver práticas significativas de leitura e escrita de textos multissemióticos
e multimodais, sobretudo voltado aos Gêneros Publicitários: A Campanha Comunitária e o Cartaz, a
fim de (res) significar as aulas de Língua Portuguesa, no Curso Técnico em
Computação Gráfica na Educação Profissional Integrada, no CEEP- Professora
Felicidade de Jesus Magalhães.
Através das práticas
de linguagens que se dão no ambiente escolar os alunos asseguram o direito à formação de
sujeitos leitores e produtores de textos que transitam com confiança pelas
formas de registro dos diversos componentes curriculares,
É indiscutível que os leitores não se
formam com leituras escolares de materiais escritos elaborados expressamente
para a escola com a finalidade de cumprir as exigências de um programa. Os
leitores se formam com a leitura de diferentes obras que contém uma diversidade
de textos que servem, como ocorre nos contextos extraescolares, para uma
multiplicidade de propósitos informar, entreter, argumentar, persuadir,
organizar atividades (KAUFMAN e RODRIGUES, 1995, p.45).
Nota-se que
as práticas de leitura desenvolvidas no ambiente escolar são ainda associadas a um exercício
insignificante, sem gosto, sem prazer, enfadonha, convertida em momentos de
“obrigação” para fazer uma prova, ou qualquer outra atividade avaliativa. Essa
tarefa deve ser realizada não como fim, mas como meio para uma compreensão mais
aprofundada dos modos de se expressar e de participar no mundo, levando-se em conta cada contexto de
atuação: ler-se por prazer, entretenimento, curiosidade, informação,
necessidade, etc.
Dessa forma, as práticas de produção de texto não devem
partir-se e se converter em “nada”, ou seja, não deve permitir que os textos
dos alunos se esgotem na sala de aula e que o destinatário seja somente o
professor para fazer as correções e atribuir uma nota.
Essas práticas devem ter
acima de tudo, a intenção de desenvolver a autoria para que os alunos possam
sentir-se sujeitos dos discursos que se faz por meio de textos em certos
gêneros, relacionados com o que se passa no ambiente social onde os alunos
vivem, textos nos quais têm uma função determinada e diversos gêneros: dos mais
corriqueiros aos menos frequentes; de elementos mais simples aos mais
complexos; da variação na complexidade com que as experiências são vividas
pelos sujeitos. Corroborando as ideias de Rojo:
As mídias digitais facilitam a modificação e recombinação de conteúdos
oriundos de quaisquer mídias, porque os processos de digitalização reduzem
qualquer conteúdo informativo, originado de qualquer mídia codificado em
qualquer linguagem, a um código numérico/ binário comum, o qual pode ser
manipulado de forma automatizada. (ROJO, 2013 p.21).
.
Partindo dessa
realidade, nos questionamos o que significa trabalhar a leitura e escrita no contexto
digital no qual os alunos estão inseridos? Os estudos sobre letramentos na
contemporaneidade têm se voltado para essa demanda, em especial Rojo (2013, p. 19) em seu livro – Escol@
Conectada: os multiletramentos e as TICS, ela discorre sobre esse assunto por diversas
razões, dentre elas a multissemiose, e a multimodalidade presentes nos textos
contemporâneos, as quais envolvem um conjunto de signos e diversas linguagens(
imagem estática e em movimento, som, fala),
várias mídias, e suportes de circulação de textos e gêneros em
diferentes esferas sociais; além disso, incluem
as mudanças significativas ocasionadas pelos meios de comunicação e a
circulação de informação nos meios analógicos e digitais. A autora supracitada enfatiza que “ é a emergência histórica
recente de novas mídias e de novas tecnologias que permitem novos usos
concomitantes de linguagens ou semiose diversas” (ROJO, 2013, p.29).
Esses recursos trazem para o ato da leitura e escrita, inovações e
desafios. Para ler e escrever, é preciso
relacionar com um conjunto de signos e símbolos, cores, imagens, música, o
design etc., que as telas dispõem. Assim, os meios eletrônicos permitem ao
leitor e escritor uma interação que dão lugar a novos escritos e novas leituras
simultaneamente.
Gênero – Cartaz
1-
Tema:
Sustentabilidade
Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos
2- Tema: Gravidez Indesejada
Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos
3-
Tema: Drogas
Fonte: Textos Produzidos Pelos alunos
4-
Tema: Inclusão
Gênero:
Campanha
Texto
01- Tema: Doação de Livro
Fonte: Textos
Produzidos pelos alunos
Texto
02 – Tema: Cidadania – Consciência Política
Fonte: Textos Produzidos pelos alunos
Fonte: Textos Produzidos pelos alunos
Texto
03 - Tema– Vacina contra a Dengue
Fonte: textos produzidos pelos alunos
Texto
04 – Tema:
Trabalho Infantil
Fonte: Textos Produzidos pelos alunos
Referências
·
KAUFMAN,
Ana Maria, RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola,
Leitura e Produção de textos. Porto
Alegre: Artmed,1995.
·
ROJO, Roxane (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ª
ed. São Paulo: Parábola, 2013.
Prática de produção textual em gêneros publicitários desenvolvida com os alunos da turma de 2º Computação Gráfica. Profª Maria Cristina
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