sábado, 17 de agosto de 2019

“TRANSIÇÃO CAPILAR E PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO”

No dia 16.08.19 nos turnos matutino/vespertino, os estudantes Ádina Guerra, Ana Clara Sousa, Andriele Santos, Isabela Jesus, Taiane Pereira, Rafaela Santana, Fabiana Souza, Tácio Santos e Laiane Nascimento, do 3º Ano Curso Técnico em Administração (Vespertino), com a mediação das professoras Laudicéia Santos e Nadiolan Ribeiro, organizaram uma roda de conversa denominada “TRANSIÇÃO CAPILAR E PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO” destinada aos alunos e alunas com cabelos crespos e cacheados do CETEP do Piemonte da Diamantina II, bem como para os alunos ouvintes do 4º Administração (Matutino) e 1º Ano Técnico em Recursos Humanos (Vespertino). Os convidados foram Marivaldo Júnior (Arquiteto, Urbanista, Negro e de religiosidade de matriz africana), Camila Heveline Fonseca (Mestra em Educação e Diversidade, negra e que passou pela transição capilar) e Valber Santos da Gama (Representante do Quilombo Erê, negro e militante da causa quilombola).
A roda de conversa faz parte do projeto de pesquisa dos alunos acima mencionados, intitulado “IDENTIDADE CAPILAR NO CETEP PIEMONTE DA DIAMANTINA II: LIBERTANDO - SE DAS AMARRAS DO PRECONCEITO”, que tem como orientadora a Professora Mestra Laudicéia da Cruz Santos e como coorientadora a Professora Especialista Nadiolan Lima Ribeiro. A roda de conversa foi organizada com a seguinte pauta: Apresentação da proposta da pesquisa em slides; Exibição do vídeo “Transição Capilar – Minha História” de Amanda Mendes; Diálogo dos convidados com os estudantes acerca da “Experiência pessoal na transição capilar” e depoimentos dos estudantes sobre seus respectivos processos de transição capilar”, mas não necessariamente nessa ordem, pois uma roda de conversa é sempre mais dinâmica e não linear. Gratidão aos alunos organizadores do evento, aos participantes da pesquisa, aos estudantes ouvintes e aos nossos convidados.
O CETEP para além de uma formação técnica pauta suas ações pedagógicas voltadas para a formação humana, o enfretamento ao racismo e o foco no protagonismo dos nossos estudantes.






















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