quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

História do CEEP Felicidade

                                                  Professora felicidade de Jesus Magalhães.

O Colégio Estadual Professora Felicidade de Jesus Magalhães foi fundado em 1994 e recebeu este nome em homenagem professora Felicidade de Jesus Magalhães residente nesta cidade entre as décadas de 40 a 70. Educadora e uma mulher a frente do seu tempo, professora Felicidade, deixou sua marca na história da educação na cidade e região.

Sua inauguração ocorreu em 15 de novembro de 1994, no governo de Antônio Imbassahy e o então Secretário de Educação Edilson Freire. A referida instituição de ensino nasceu da necessidade de ampliar a oferta de vagas para o Ensino Fundamental e Médio, visto que a demanda de educandos estava em constante crescimento em toda a região.
Aos poucos, o Felicidade foi crescendo, fazendo-se necessária a ampliação de sua estrutura física, sendo construído, então, um pavilhão anexo com quatro salas, resultado de um trabalho competente, respeitado e valorizado por toda comunidade local. A estrutura física da escola apesar de razoável foi construída inicialmente para ser um hospital, assim sendo foi adaptada para uma instituição educacional.

O colégio teve seu período de crescimento e auge, porém com a construção de um novo colégio na cidade em 2005, houve um decréscimo no que se refere a quantidade de alunos e conseqüentemente ocorreu o fechamento de turmas e do turno vespertino. Foi um período considerado negativo para a unidade escolar, pois a segundo pesquisas, a região não comportava a construção de mais uma unidade escolar desse porte.

No início foi administrado por uma direção interina designada pela DIREC 16 que tinha como gerente a Profª. Idalba Paula.
Em maio de 1996 foi nomeada e designada a 1ª diretora geral, a Profª. Norma Célia Souza Requião em seguida as vice-diretoras Letícia Simões Sento Sé, Ivone Mendes de Menezes e Ítala Oliveira. E para coordenar a estrutura pedagógica do Colégio assumiu à coordenação a Profª Juliêta Braga Lopes de Oliveira em fevereiro de 1994 atuando até o  ano de 2010.

Em 2003 Profª. Norma Célia Souza Requião é removida para Salvador e é substituída pela vice-diretora Ivone Mendes de Menezes até dezembro de 2005. Em 2006 a Profª Letícia Simões Sento Sé assume a direção da unidade até maio de 2007. A partir desta data o Colégio Felicidade foi liderado pela Profª. Graciete Oliveira Silva e os vice-diretores Vasti Sampaio e Valdenílson dos Santos Costa, este ficou no cargo até final de 2007. No ano de 2008 o Profº Normado Júnior assumiu o cargo no lugar do professor Valdenílson Santos.

Com as eleições democráticas para dirigentes, no final de 2008, assumem a direção da unidade pelo período de 2009-2011 a equipe gestora formada por: Diretora Geral: Graciete de Oliveira Silva , Vice Diretora do turno matutino : Normacélia Ribeiro e Vice Diretor do turno noturno: Fábio Gonçalo.

Com a estruturação e implementação da gestão democrática e participativa foi-se resgatando a auto-estima da comunidade escolar, investindo na qualidade da educação e atualmente estamos reconquistando nosso espaço. O turno vespertino voltou a funcionar em 2008 e tivemos um crescimento de alunos de cerca de 30% a cada ano desde 2007.

O reconhecimento da comunidade local é fruto de um trabalho comprometido dos educadores e funcionários administrativos, uma coordenação pedagógica atuante e uma gestão democrática e participativa.
No ano de 2009, houve a implantação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que  iniciou-se com curso Técnico em Comércio, atendendo ao Eixo Gestão de Negócios, voltado para atender o público desta região. Diante disto, houve um crescimento de 32% na matrícula 2009. Já em 2010 com a implementação do projeto  Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica nos Distritos de Itaitu e Cachoeira Grande, como cursos anexos ao Colégio Felicidade houve mais um acréscimo de 25% na matrícula, fazendo com que essa UEE desse início ao processo de mudança de colégio de médio  para  de grande porte . Em 2012 foi implementado o Curso PROEJA Médio Técnico em Contabilidade pertencente ao eixo citado acima e com isso houve uma significativa matrícula no turno noturno.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

I JORNADA PEDAGÓGICA


Nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2018, foi realizada no CEEP Felicidade a Primeira Jornada Pedagógica. Um momento importantíssimo para que se possa pensar, repensar, projetar e empreender ações para melhoria no processo de ensino aprendizagem, já que estamos inseridos numa realidade bem dinâmica que exige profissionais com nível de conhecimento sempre mais elevado para atender as demandas próprias de um mundo cada vez mais globalizado, efêmero e dinâmico. 
Parabéns a todos que estiveram envolvidos na Primeira Jornada 2018!!!!!! O comportamento de todos evidenciou o compromisso e o repeito que já são marcas do CEEP Felicidade.
Seguem as fotos e a programação da Jornada.

































JORNADA PEDAGÓGICA – 2018
Tema - Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI
Objetivo Geral:
Promover a organização da prática educativa, no âmbito da unidade escolar, por meio de momentos de reflexão e discussão sobre os *eixos estruturantes da SEC para o biênio 2017-2018, como norteadores do planejamento do ano letivo de 2018.

*Eixos estruturantes: Melhoria da Aprendizagem, Ambientes Contextualizados no Século XXI e Educação Contextualizada no Território e sua Economia.

Objetivos Específicos:
Possibilitar uma discussão coletiva na unidade escolar sobre os eixos estruturantes da SEC, com vistas ao planejamento e a inserção de ações/atividades no Projeto Político Pedagógico.

Promover a análise do Projeto Político Pedagógico, compatibilizando as ações previstas com outras atividades que emergiram da discussão realizada na mesa redonda.

Propiciar a elaboração dos planos de curso, por área do conhecimento, envolvendo os/as professores/as das diversas áreas do conhecimento.
Promover a avaliação dos projetos interdisciplinares já desenvolvidos pela unidade escolar enquanto propostas potencializadoras de aprendizagens, visando a manutenção e/ou reformulação do formato.

Possibilitar o levantamento de estratégias pedagógicas para articulação de projetos como currículo, com vistas à integralidade das ações no âmbito da unidade escolar.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia – 05/02/2018 - Matutino
08:00 às 9:00h (Segundo pavilhão)
v  Credenciamento
v  Abertura Oficial
v  Café com Cultura

09:00 às 12:00h (Sala de vídeo)
v  Exibição do vídeo institucional
v  Apresentação da Programação JP 2018
v  Mesa Redonda: Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes de aprendizagem contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua Economia.
Participação: Sabrina de Souza Lima (Representantes dos professores) Magnólia Ferreira Paixão (Representante de pais)
Mª Eduarda da Silva Moreira (Representante de alunos)


v Trabalho em grupo: levantamento de ações/atividades para a melhoria da aprendizagem.
1º Dia – 05/02/2018 - Vespertino
13:30 às 17:30h (Sala de Vídeo)
v  Momento de Reflexão
v  Novo panorama da Educação Profissional e Tecnológica - EPITEC
v  Avaliação dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, enquanto propostas potencializadoras de aprendizagens.
v  Discussão sobre projetos interdisciplinares para 2018.
v  Definição/Adesão dos Projetos Estruturantes
v  Discussão sobre estratégias de articulação entre os projetos e o currículo.
2º Dia – 06/02/2018 - Vespertino
13:30 às 17:30h (Sala de Vídeo)
v  Momento de Reflexão
v  Apresentação de novas organizações de trabalho no CEEP
v  Prévia da Programação dos Professores
2º Dia – 06/02/2018 - Noturno
19h às 21:20h (Sala de vídeo)
v  Momento de Reflexão
v  Elaboração de Plano de Curso, por área do conhecimento.
3º Dia – 07/02/2018 Matutino
08:30 às 12:00h (Sala de vídeo)
v  Momento de Reflexão
v  Socialização dos Planos de Curso Elaborados
v  Discussão sobre a possibilidade de trabalho articulado entre os componentes curriculares
3º Dia – 07/02/2018 - Vespertino
13:30 às 17:30h (Sala de vídeo)
v  Momento de Reflexão
v  Planejamento da Primeira Semana de Aula
v  Avaliação da Jornada Pedagógica